Video com algumas imagens da trilha até o Monte Aghá em Piúma. O morro, quando visto dos municípios de Piúma e de Anchieta (Iriri e Mirante dos Castelhanos) ganha um formato piramidal muito bacana, deixando as praias de Piúma e Iriri com uma paisagem bem mais bonita.  Talvez, o pôr do sol mais marcante que eu já vi é este do início do vídeo, na Praia da Areia Preta em Iriri, onde você vê o sol caindo exatamente sobre o Monte Aghá de Piúma. 

A trilha para o Monte Aghá tem início em um campo de futebol, passando por uma fazenda por detrás do Monte Aghá e uma subida em mata fechada, lá de cima o visual compensa o esforço, serra e mar o tempo todo na sua frente. 

Uma placa no campo de futebol, onde se dá início à trilha, informa que a distância até o topo do Monte Aghá é de 3,3 KM e  altura é de 340 metros.

As praias da Gamboa, Itaipava e Itaoca, assim como a Ilha dos Franceses em Itapemirim podem ser vistas à direita (sentido de frente para o mar).  À esquerda, você avistará Piúma, as três ilhas de Piúma (Gambá, Ilha do Meio e Ilhas dos Cabritos) assim como o Rio Novo, que desemboca em Piúma.  Nos videos você perceberá que Piúma é uma ilha, circulada pelo Rio Novo e o Oceano Atlântico.

Devido ao seu formato pontiagudo e piramidal, ao fazer a trilha do Monte Aghá, quando alcançamos o seu topo, é possível ter uma vista 360 cheia (serra e mar). Venta muito lá em cima e você perceberá isso no vídeo.

Também é possível avistar bem de longe a formação rochosa do Frade e a Freira.  É uma trilha imperdível no Litoral Sul Capixaba.

Este video foi elaborado com um conjunto de gravações curtas feitas dos municípios de Anchieta, Piúma e Itapemirim.

Aghá: "Seu nome, na língua dos índios Puris, significa lugar de se ver Deus." Fonte Wikipedia.

Palavras-chave:  Monte Aghá, Trilha do Monte Aghá, Trilhas no Sul do Espírito Santo, Litoral Sul Capixaba, Trilhas Capixabas, Praias Capixabas, Trilha Monte Aghá Piúma, Pôr do Sol Monte Aghá, Pôr do Sol Piúma, Pôr do Sol em Iriri, Pôr do Sol Mirante dos Castelhanos,  Nascer do Sol Monte Aghá, Nascer do Sol Ilha dos Franceses, Topo do Monte Aghá, turismo no ES, eu amo o ES.