É muito comum nós fazermos nossas primeiras viagens usando o cartão de crédito. Na prática, viajamos antes e pagamos depois.  Fazendo isso, corremos o risco de colocar os juros compostos para jogar contra nós, caso não consigamos pagar em dia as faturas.

E se fizéssemos o contrário?  Pagássemos nossas viagens antes mesmo do embarque.  A vantagem dessa prática é colocar os juros para trabalhar a nosso favor.  Além disso, não há sensação melhor do que voltar de uma viagem e a conta já estar paga.

Em tempos de abertura, vacinação contra covid avançando cada vez mais, verão e as férias se aproximando, é normal começarmos a nos planejar para novas viagens de férias.

É comum que nossas primeiras viagens sejam pagas pelos 10 próximos meses após o nosso regresso, mas essa prática pode reduzir a quantidade de passeios e qualidade individual de cada viagem, pois parte poderá ser destinada ao pagamento de juros.  

Consideramos uma boa ideia você ter um orçamento de lazer, um valor destinado nas suas receitas (salários, lucros, etc) que você possa reservar para viajar.  Pense na seguinte situação hipotética:

Se conseguirmos guardar R$ 1.000 todo mês, que estejam por exemplo rendendo a uma taxa de 10% anual (0,80% mensal) o valor acumulado ao final de 12 meses será de R$ 12.542,34.

* Claro que é importante pensar também na taxa de inflação, mas desde que esta esteja abaixo desta taxa de rendimento, vale a pena juntar o dinheiro antes em uma aplicação e viajar depois.  O montante acumulado será maior e você poderá fazer mais coisas na sua viagem.  Sem contar é claro, que tudo já estará pago, você não precisará se preocupar com faturas e contas depois do passeio.

Sabemos que em determinadas ocasiões, pode surgir de repente uma oportunidade para viajar e não teremos escolha, vamos ter que viajar antes e pagar depois caso não tenhamos feito uma reserva. Entretanto, quanto mais vezes você se programar antes de viajar, maior será a qualidade das suas viagens e do seu orçamento ao longo do ano.

Desejamos sucesso na sua programação e na sua próxima viagem.

Um bom passeio e boa diversão.