Olá viajante, 

Neste artigo, compartilhamos videos de quatro trilhas capixabas que são imperdíveis.  Se você é amante do turismo ecológico e de aventura, precisa conhecê-las.  O Estado do Espírito Santo está repleto de opções de turismo ecológico, são estradas de ferro, cachoeiras, praias, montanhas e matas incríveis para serem exploradas.  Vamos então para a lista de trilhas que já fizemos:

>> Trilha nos Trilhos de Matilde (Alfredo Chaves)

O lugar é repleto de cachoeiras e foi uma das trilhas mais bacanas que eu já fiz.  A caminhada acontece sobre os trilhos de trem da estrada de ferro abandonada.

A trilha é bem curtinha e você pode parar seu carro bem perto. Iniciando na antiga estação de Matilde, a caminhada se dá até o Túnel de Matilde (também citado como Túnel Encantando ou Túnel dos Escravos).


>> Trilha no Morro do Moreno (Vila Velha)

O Morro do Moreno é famoso não só pela trilha do Morro do Moreno, como também pelo rapel, tirolesa e vôo livre. Considerada uma das principais trilhas no Estado do Espírito Santo, com uma vista privilegiada para Vitória. Se estiver turistando em Vila Velha ou Vitória, não deixe de fazer também a trilha do Morro do Moreno.



>> Trilha no Parque Morro da Pescaria (Guarapari)


Trilha bem tranquila e bacana para quem estiver na Praia do Morro em Guarapari ES.  A trilha tem mirantes muito bonitos com vista para a praia do Morro. Na ida você andará boa parte do caminho com a praia do Morro a sua direita. A trilha é bastante arborizada e muito bem conservada pelo Parque Morro da Pescaria. 

É necessário pagar um pequeno valor de entrada, a trilha é bastante conservada e de curta duração, cerca de 1 km até à Praia do Ermitão. Recomendo descer até a Praia Vermelha, a cor da areia é realmente impressionante. 

Ao final da trilha, há um bar/restaurante na praia do Ermitão. Lugar perfeito para se ausentar um pouco da agitada Praia do Morro e aproveitar uma tarde mergulhado na natureza. 



>> Trilha do Monte Aghá (Piúma)


Video com algumas imagens da trilha até o Monte Aghá em Piúma. O morro, quando visto dos municípios de Piúma e de Anchieta (Iriri e Mirante dos Castelhanos) ganha um formato piramidal muito bacana, deixando as praias de Piúma e Iriri com uma paisagem bem mais bonita.  Talvez, o pôr do sol mais marcante que eu já vi é este do início do vídeo, na Praia da Areia Preta em Iriri, onde você vê o sol caindo exatamente sobre o Monte Aghá de Piúma. 

Devido ao seu formato pontiagudo e piramidal, ao fazer a trilha do Monte Aghá, quando alcançamos o seu topo, é possível ter uma vista 360 cheia (serra e mar).


Espero que goste dos videos e aproveite sua viagem nesse maravilhoso Estado do Espírito Santo.  
Um bom passeio e ótima diversão.