Um destino turístico de elevado valor histórico na Região dos Lagos é a Beira Rio em Barra de São João, no município de Casimiro de Abreu/RJ.

Uma caminhada muito gostosa de se fazer aos domingos.  É comum famílias fazerem piqueniques na beira do rio e até mesmo festas de aniversário.

O lugar é repleto de prédios históricos, barzinhos e restaurantes na beira do rio São João.  Tem fortes semelhanças com cidades históricas como Paraty e cidades do interior de Minas Gerais.

Uma dica é você parar na Praça as Primaveras, bem no centro de Barra de São João.  Quem vem pela Rodovia Amaral Peixoto sentido Cabo Frio - Barra de São João, logo depois da ponte sobre o Rio São João, terá a sua esquerda a Praça as Primaveras.  Você pode parar o carro nessa praça.  

A seguir, o link da localização da Praça as Primaveras no Google Maps: 

https://www.google.com.br/maps/dir///@-22.5899298,-41.9932604,19z

Seguindo em direção ao Rio São João, você terá a antiga Casa de Casimiro de Abreu que hoje é um museu aberto a visitação com relíquias daqueles tempos históricos.  Vale muito a pena fazer uma visita, a sensação é de voltar no tempo e entrar em uma antiga casa do século XIX.  Na parte de fora da construção, há uma estátua do poeta contemplando o Rio São João, aproveite e faça uma foto.

A partir da casa de Casimiro de Abreu, continue subindo até a Praça do Canhão, será uma caminhada de 1,1 km. O lugar é realmente bucólico e relaxante. Você irá caminhar por ruas de pedra, árvores frondosas, com o rio São João ao seu lado, vendo barcos, pescadores, famílias reunidas e com uma vista exuberante do Morro São João, o ponto mais elevado da Região dos Lagos.  

Na Praça do Canhão, bem animada,  restaurantes e barzinhos com música ao vivo, mesas e espreguiçadeiras na beira do rio tornam o local muito agradável e convidativo para um drink ou um almoço na beira rio.

Se puder, fique até o pôr do sol, pois ver o sol caindo deste lugar sobre o Rio São João é realmente lindo.

Ao longo do trajeto, você encontrará placas com detalhes da história de Barra de São João, alguns trechos, transcrevemos aqui:

"Os primeiros habitantes do território de Barra de São João foram os índios da nação Goitacá."

(....)

"Seguindo a política de colonização da época, o padre capuchinho Francisco Maria Talli, acompanhado dos índios Guarulhos, ocupou uma área onde de encontra Aldeia Velha, hoje distrito de Silva Jardim. (...) Mas, devido às constantes epidemias, o padre seguiu com os moradores para o litoral, se estabelecendo próximo à foz do rio São João."

(....)

"Atraído pela prosperidade de Barra de São João, em 1833, o português José Joaquim Marques de Abreu veio morar no trapiche localizado na margem do Rio São João, onde comercializava e exportava os produtos para o Rio de Janeiro.  Foi nessa casa que nasceu, em 1839, seu filho Casimiro José Marques de Abreu, que se tornou o principal poeta brasileiro da segunda geração do romantismo."

Fonte:  Placas Caminhos da História / Disponíveis na orla da Beira Rio de Barra de São João.

Palavras-chave:  prédios históricos na Região dos Lagos, Barra de São João, Casimiro de Abreu, Beira Rio São João, Morro São João, Praça as Primaveras, o que fazer em Barra de São João, o que fazer em Casimiro de Abreu, Praça do Canhão.