Caro viajante, 

Para você que planeja sua viagem para Rio das Ostras, interior do Estado do Rio de Janeiro, criamos uma lista de videos das melhores praias da cidade.  Rio das Ostras possui um litoral muito rico e diverso, com praias dos mais variados tipos, praias movimentadas, praias virgens, praias com lagoa, praias com areias monazíticas, praias próximas a rios, etc.   

Rio das Ostras conta com muitas atrações turísticas, além de suas belas praias, como eventos musicais, parques naturais e locais de interesse histórico e cultural.  Entretanto, neste artigo, estamos listando as mais belas praias da cidade.

Além de uma breve descrição de cada praia, colocamos um video com imagens de cada uma e também a respectiva localização no Google Maps, de modo a facilitar seu acesso a cada uma delas.  

Desejamos uma ótima viagem.


Costa Azul (Emissário Submarino)

Uma das principais atrações de Rio das Ostras é o passeio pela bela orla da Praia de Costa Azul em Rio das Ostras.  Uma praia com uma infraestrutura muito desenvolvida em Rio das Ostras, a praia conta com quiosques, restaurantes, locais para prática de esportes como vôlei de praia e ciclovia.  

Vale muito a pena o passeio e a subida até o Pier, pois dele você poderá tirar lindas fotos e filmar com uma vista incrível a Praia de Costa Azul. Recomendamos uma caminhada completa do Pier de Costa Azul até o Mirante da Baleia.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5189847,-41.9176399,17.37z


Praça da Baleia

Um destino muito visitado por turistas que frequentam Rio das Ostras é a Praça da Baleia. As crianças adoram tirar foto nela e a Praia do Remanso, que fica à frente da Praça da Baleia, também é bastante visitada.

Subindo até o Mirante da Baleia você terá uma vista privilegiada da réplica de uma enorme Baleia Jubarte.  "Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo".  Fonte: riodasostras.rj.gov.br.

Do Mirante da Baleia você também poderá avistar os Costões Rochosos e até mesmo o Emissário Submarino da Praia da Costa Azul.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5270529,-41.9210321,17.87z





Praia do Remanso

Praia com águas cristalinas onde você pode ver tartarugas (é a minha praia favorita em Rio das Ostras).  A Praia do Remanso é formada por várias piscinas naturais.  Além disso, a Praia do Remanso é junto da Praça da Baleia, de vários quiosques, restaurantes e do Tocolândia (um tradicional shopping com vários itens como artesanato e moda praia).

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5264909,-41.9207221,17.87z

Link para o video da Praia do Remanso no formato Youtube Shorts: 



Costões Rochosos

O Monumento Natural dos Costões Rochosos em Rio das Ostras tem uma paisagem muito atraente com vários locais para belas fotos. Confira no vídeo a seguir alguns pontos interessantes para um "click".  Você pode estacionar seu carro na Praça da Baleia de Rio das Ostras e subir pelo Mirante da Baleia, ou então caminhar até a esta placa do início do video (tudo bem pertinho).  

"O Monumento Natural dos Costões Rochosos, é uma extensa faixa de rochas e praias compreendidas entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. Foi transformada em unidade de conservação pelo Município e possui fauna e flora rica e diversa. Ótimo local para caminhadas e contemplar o nascer do sol."

Fonte: https://www.riodasostras.rj.gov.br/pontos-turisticos/ acesso realizado em 20/05/2022 às 19h33.

Próximos às pedras, é muito fácil ver tartarguas nadando.   A vista da Praia do Remanso e do Mirante da Baleia, todos praticamente no mesmo local são incríveis e também proporcionam belas fotos.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5279368,-41.9241594,18z


Lagoa de Iriry

Confira a seguir linhas imagens da Lagoa de Iriry, também conhecida como Lagoa da Coca Cola, devido à coloração de sua água.  A lagoa chega muito perto do mar, confira no video.

Na Lagoa de Iriry você encontrará vários quiosques e um lindo mirante com vista para o mar e a lagoa.  Durante a visita, o Mirante da Lagoa de Iriry estava em manuteção.  O lugar é lindo, com vegetação exuberante e te dá a opção de tomar banho no mar ou na Lagoa, tudo bem pertinho, confira no video.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5091825,-41.9124195,16.12z


Praia do Centro

Um video da Praia do Centro de Rio das Ostras, famosa por conter a parte mais histórica da cidade como a Figueira Centenária e o Poço de Pedras, situado na Praça José Pereira Câmara.  Caso se interesse um pouco mais sobre a história de Rio das Ostras, recomendamos o site da Prefeitura de Rio das Ostras no link a seguir:

https://www.riodasostras.rj.gov.br/historia/

A praia é bastante frequentada por famílias, jovens e crianças,  por ser uma praia bem tranquila, com poucas ondas.  Na praia é comum presenciar a rapaziada jogando futvôlei e a famosa altinha.  Na minha opinião, um espetáculo esportivo muito bacana de se ver.

A Praia do Centro fica entre a Praia do Bosque e a Praia do Cemitério.  Muito fácil de ser acessada pela Rodovia Amaral Peixoto.  Nas proximidades você encontra serviços como bancos, quiosques, restaurantes, hotéis e pousadas.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5278811,-41.9444686,16.92z


Boca da Barra

Para muitos, a Praia da Boca da Barra é considerada o melhor lugar para se apreciar o pôr do sol em Rio das Ostras.  A Praia da Boca da Barra é praticamente unida com a Praia do Cemitério, ambas têm ondas bem fraquinhas, o que facilita a prática de esportes náuticos.

A Praia da Boca da Barra é repleta de quiosques e restaurantes com música ao vivo e possuem uma atmosfera bem interessante para quem busca beber bons drinks e curtir barzinhos até o pôr do sol, e também para aqueles que desejam praticar esportes.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5334466,-41.9382383,17.17z



Praia do Cemitério

Uma praia muito interessante em Rio das Ostras é a Praia do Cemitério.  Tem este nome devido a um antigo cemitério que fica nesta praia.  Ela fica entre as Praias do Centro e Praia da Boca da Barra. A Praia do Cemitério é praticamente unida com a Praia da Boca da Barra, ambas têm ondas bem fraquinhas, o que facilita a prática de esportes náuticos.

A Praia do Cemitério tem vários atrativos, nela você pode iniciar um passeio de escuna, fazer stand up ou alugar um caiaque, por exemplo.  A Praia do Cemitério e a da Boca da Barra são todas repletas de quiosques e restaurantes com música ao vivo e possuem uma atmosfera bem interessante para quem deseja beber bons drinks e curtir barzinhos até o pôr do sol.  Praia ideal também para aqueles que desejam praticar esportes em águas mais tranquilas.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5319848,-41.9397794,17.67z


Praia do Bosque

Uma praia bem interessante é a Praia do Bosque de Rio das Ostras.  Fica entre a Praia da Tartaruga e a Praia do Centro.  Esta praia pode ser facilmente acessada pela Rodovia Amaral Peixoto.  É uma praia bem arborizada e que possui uma característica bem jovial. Nela, você sempre verá pessoas jogando vôlei, futvôlei, ou fazendo a famosa altinha.

Na Praia do Bosque de Rio das Ostras estão disponíveis quiosques e pousadas.  Muito comum ver os banhistas trazerem suas próprias cadeiras de praia e passarem o dia em baixo das árvores.  O calçadão possui faixa para pedestres e ciclistas.  

Uma ótima caminhada pelo calçadão é iniciar na Praia da Tartaruga e ir até a Praia da Boca da Barra. Neste trajeto, você passará pelas seguintes praias de Rio das Ostras:  Praia da Tartaruga (início), Praia do Bosque, Praia do Centro, Praia do Cemitério e Praia da Boca da Barra (fim).  De acordo com o Google Maps, uma distância aproximada de 2,5 km de ida, e mais 2,5 km de volta.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5307638,-41.9510604,17.67z


Praia da Joana

Um video de uma praia muito interessante em Rio das Ostras que é a Praia da Joana.  Nela, há estacionamento, quiosque e uma praia com bastante espaço para banhistas.  Tem uma vegetação e natureza com belezas incríveis, nem parece que estamos dentro da cidade. É possível avistar tartarugas respirando próximo às pedras.  É uma praia perfeita para tirar lindas fotos com o Morro São João ao fundo.  Confira no video shorts alguns locais que podem proporcionar ótimas fotos.

Pelo recorte do litoral, com muitas pedras e ilhas ao redor (como a Ilha do Coqueiro), a Praia da Joana tem um mar com ondas um pouco mais calmas e é, por isso, muito frequentada por famílias.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5369119,-41.9366696,17.17z


Praia Virgem

A Praia Virgem em Rio das Ostras tem uma grande extensão e possui o mar aberto com ondas mais fortes, por isso é preciso ter atenção durante o banho de mar.  O lugar é ideal pra quem quer relaxar com menos movimento e mais calma.  A praça da Baleia, na Orla de Costa Azul, está a 1,5 km da Praia Virgem.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5338043,-41.9297112,17.17z


Praia das Areias Negras

A Praia das Areias Negras é uma bela praia com areias monazíticas em Rio das Ostras (município da Região dos Lagos no interior do Estado do Rio de Janeiro). Esse tipo de areia possui grande concentração de monazita. 

Pelo recorte do litoral, com muitas pedras e ilhas ao redor, a Praia das Areias Negras de Rio das Ostras tem um mar com ondas um pouco mais calmas e é, por isso, muito frequentada por famílias.  Em alguns trechos, são formadas piscinas naturais.

Mais ali na frente, cruzando as pedras, está a Praia Virgem, essa tem ondas mais fortes e menos concentração de pessoas.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5302979,-41.9258937,17.92z


Praia da Tartaruga

A Praia da Tartaruga de Rio das Ostras é muito fácil de ser acessada, por ser uma das primeiras praias de Rio das Ostras no sentido de que vem do Rio em direção a Macaé.  A Praia é "praticamente colada" com a Rodovia Amaral Peixoto, confira na localização no Google Maps a seguir.  

O pôr do sol é muito bonito, se estiver voltando de Macaé para o Rio (ou vice-versa), no fim do horário comercial, recomendamos dar uma parada e conferir o lindo pôr do sol. Na Praia da Tartaruga você poderá ver muitas tartarugas, muito fácil, confira no video.  Elas ficam ao redor dessa pedra enorme que curiosamente tem um formato de casco de tartaruga.

A Praia da Tartaruga conta com restaurantes, pousadas, quiosques e mesmo em dias de semana da baixa temporada a praia possui um alto movimento de banhistas.  Daí da Praia da Tartaruga, você pode iniciar uma bela caminhada pelo calçadão em direção às praias do Bosque, Praia do Centro, Praia do Cemitério e a Praia da Boca da Barra.

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5317803,-41.9560752,18.33z


Praia do Abricó

A Praia do Abricó em Rio das Ostras é uma das primeiras praias da cidade no sentido de quem vem pela Rodovia Amaral Peixoto (sentido Rio de Janeiro em direção a Macaé).  Ela tem um local amplo para estacionamento, com calçadão, ciclovia e quiosques.

Essa praia está nas proximidades do Trevo de Rio das Ostras (Rodovia Amaral Peixoto/Rodovia Serramar).  Para quem estiver vindo da BR-101 pela Rodovia Serramar, "a primeira vista" do mar será da Praia do Abricó. 

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.5392217,-41.9620302,15.58z


Praia de Itapebussus

Muitos gostariam de saber qual é a melhor praia de Rio das Ostras?  A resposta não é muito simples, consideramos que Rio das Ostras é um município do interior do Estado do RJ com um litoral muito privilegiado e escolher de forma exata qual é a melhor praia da cidade não é uma tarefa muito fácil.  Gostamos muito da Praia da Tartaruga, Praia do Remanso, Praia da Joana, Praia das Areias Negras, Praia Virgem, Praia da Costa Azul e também é claro, a Praia de Itapebussus.

A Praia de Itapebussus em Rio das Ostras - RJ é considerada por muitos viajantes uma das melhores praias da cidade.  Se você gosta de estar numa praia virgem, com muita natureza, sem quiosques e afastada das baladas Praia da Costa Azul de Rio das Ostras ou das Praias do Centro que são mais agitadas, então pode ter certeza que a Praia da Reserva de Itapebussus e a Praia da Fazenda são praias ideais para você.

Rio das Ostras possui um litoral muito diversificado, ora com praias mais badaladas e com forte infraestrutura, ora com praias isoladas e em regiões de preservação ecológica.

Um detalhe importante é que você precisa fazer a trilha para Itapebussus para chegar até essas praias, são 30 minutinhos caminhando pela restinga, mas vale a pena.

A ARIE de Itapebussus, área de relevante interesse ecológico, tem uma vegetação de restinga muito bonita, e o passeio vale muito a pena para quem deseja estar em contato direto com a natureza.  Certamente, a trilha para Itapebussus é uma das trilhas mais interessantes da Região dos Lagos.

Ao final da trilha, você alcançará as praias da Reserva de Itapebussus e a praia da  Fazenda, todas muito próximas.  Delas, você tem um visual espetacular para o Morro São João, ao fundo.

Na praia da reserva, você encontrará uma lagoa muito volumosa, quase junto do mar, suas águas tem coloração similar ao do refrigerante Coca Cola.

A caminhada vale a pena, leve seu alimento, pois não vimos quiosque na região, o local é altamente paradisíaco.  Traga seu lixo de volta e espero que se divirta assistindo ao vídeo e depois visitando a ARIE de Itapebussus em Rio das Ostras (RJ).

Link da localização no Google Maps:

https://www.google.com/maps/@-22.484971,-41.8933982,15.58z