Foto do Mirante da Prainha da Ilha de Itacuruçá

Se você gosta de fotografias e de estar em contato direto com a natureza, em regiões de praias e florestas, então a Ilha de Itacuruçá pode ser uma excelente alternativa.

A Ilha de Itacuruçá fica no interior do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Mangaratiba, região conhecida como Costa Verde.  O distrito de Itacuruçá está a cerca de 80 km da capital Rio de Janeiro.  No Cais de Itacuruçá, no continente, partem barcos para a Ilha de Itacuruçá, que conta com belos locais para filmar e fotografar a natureza.

Um dos locais que me chamou atenção, foi a Prainha da Ilha de Itacuruçá, confesso que só fui descobrir a beleza deste local quando cheguei até a Praia Grande da Ilha de Itacuruçá e me informaram sobre uma trilha que me levaria até uma "prainha" mais afastada, sem quiosques e em contato direto com a natureza.

A Prainha é um lugar muito verde, completamente cercado por vegetação de Mata Atlântica e que nos proporciona lindas fotos.

A praia não tem infraestrutura de quiosques, nem pousadas, não há construções no local, apenas uma faixa de areia, rodeada por muita vegetação de Mata Atlântica, o que confere ao local um tom paradisíaco.  Essa é uma das praias mais verdes que eu já visitei na Costa Verde e possui águas de coloração muito verde.

Antes de chegar até a Prainha e depois subir até o mirante, você precisará primeiro chegar até a Ilha de Itacuruçá, para fazer isso, você precisa ir até o Cais de Itacuruçá no continente, ele é muito fácil de ser encontrado em aplicativos como Google Maps e Waze, confira a seguir um print do Google Maps com destaque ao Cais de Itacuruçá no continente.

O Cais de Itacuruçá está a cerca de 80 km da região metropolitana do Rio de Janeiro, o que torna fácil fazer um bate-volta até a Ilha de Itacuruçá.  Veja a seguir dicas de como chegar até a Prainha da Ilha de Itacuruçá:

Você pode pegar um barco táxi no Cais de Itacuruçá que te leva até a Praia Grande de Itacuruçá, pagando R$ 15,00.  Depois que chegar até a Praia Grande de Itacuruçá basta seguir pela praia e depois por uma trilha que te leva até a Prainha.  Informe-se com os barqueiros e com o pessoal assim que chegar até a ilha, é bem fácil e sempre recomendável fazer em grupos de mais pessoas.  Estando na Praia Grande, virado de frente para o mar, a Prainha estará à sua esquerda, caminhando nessa direção, se informe que não será difícil chegar até ela.   Veja a seguir um mapa dessas praias de Itacuruçá, com destaque ao objetivo final que é o Mirante da Prainha.

Se preferir, você também pode pegar o barco táxi direto até a Prainha, pagando R$ 18,00.  Encontrei esses preços no início de Dezembro de 2022, portanto, quando você for visitar a Ilha de Itacuruçá no futuro os preços poderão ser diferentes.

Uma outra forma de chegar até a Prainha, num formato mais econômico, só que mais cansativo, é fazendo uma trilha de cerca de 1 hora que se inicia na Praia das Fleixeiras, passa pela Praia Grande e depois pela Prainha.  É bem mais cansativo, pois a trilha é de dificuldade moderada, mas é uma boa opção para quem gosta de se exercitar, recomendamos fazer sempre em grupos de mais pessoas.  O trajeto de barco do Cais de Itacuruçá até a Praia das Fleixeiras é de apenas R$ 5,00, o que torna a travessia bem mais em conta, mas em compensação, a partir daí você terá que andar mais.

Para quem gosta de fazer trilha, vale a pena.  Ao descer nas Fleixeiras, se informe com os moradores no local para pegar o ponto de início da trilha que vai até a Praia Grande, estando na trilha é só seguir sempre pelo litoral.  É uma trilha gostosa de fazer porque você vai pela costa vendo mirantes e prainhas e tem uma vista bem de perto da Ilha Jardim.  Veja a seguir um mapa destacando o Cais de Itacuruçá e a Praia das Flexeiras.

Dá para curtir no mesmo dia tanto a Praia Grande quanto a Prainha da Ilha de Itacuruçá.  Na Praia Grande você encontrará uma grande variedade de quiosques e restaurantes, já na Prainha, o ar é mais paradisíaco, só vi alguns comerciantes ambulantes, mas nenhum quiosque, o que confere uma característica bem especial ao lugar.  A Prainha é um lugar bom mesmo para você estar em contato direto com a natureza, curtindo o verde esmeralda da água e o verde da floresta.

Uma vez estando na Prainha, como chegar até o Mirante da Prainha da Ilha de Itacuruçá?

Estando na Prainha, virado de frente para o mar, o mirante estará à sua esquerda, você terá que ir até o final da praia e subir uma escadaria, não vi uma placa sinalizando, portanto é recomendável que você se informe no local, pois fui informado do caminho ali mesmo.  Terminando as escadas começa uma trilha, basta seguir por ela, quando fui, um domingo, então havia um fluxo de pessoas indo e vindo e foi fácil me informar, basta se informar que você chegará.  A vista lá de cima compensa o esforço, veja a seguir fotos do Mirante da Prainha.

Na foto acima, identificamos a Praia Grande, Prainha e a Ponta da Viola, esta última, não encontrei seu nome no Google, apenas em uma placa que estava fixada ali perto, bem ao lado das ruínas de uma antiga construção, com a seguinte informação.

Estando na Ponta da Viola, nos impressiona a coloração esverdeada da água, caso você chegue de barco até a Prainha, certamente uma foto nessa chegada será bem interessante, pois a cor da água é linda demais.  Confira na foto a seguir.

Se for visitar a Prainha, organize-se para trazer seu lixo de volta e preservar a natureza.  Desejamos um bom passeio, aproveite e confira a seguir um video no formato Youtube #shorts do Mirante da Prainha no primeiro dia do ano de 2023.