Para os fãs de trilhas e caminhadas, um lugar excelente para essa prática é a Ilha de Itacuruçá no distrito de Itacuruçá, cidade de Mangaratiba, no inteiror do Estado do Rio de Janeiro, na região conhecida como Costa Verde.  A Ilha de Itacuruçá é um lugar especial para curtir praias paradisíacas e também para fazer trilhas em regiões de Mata Atlântica, tendo o mar sempre ao seu lado.

Algumas trilhas na Ilha de Itacuruçá são bem interessantes, por exemplo, você pode fazer uma trilha da Praia das Flexeiras até a Praia Grande, também pode fazer uma trilha da Praia de Águas Lindas até a Praia da Maria Russa, ou então, fazer a trilha a seguir, que é bem tranquila, possui belas praias em seu caminho que é a trilha da Praia Grande até o Mirante da Prainha.

Hoje, vamos compartilhar algumas dicas com mapas e videos de uma caminhada desde a Praia Grande até a Prainha da Ilha de Itacuruçá.

#itacuruca #praias  #praia #mangaratiba #amamositacuruca

Para chegar até a Praia Grande da Ilha de Itacuruçá, a primeira coisa que você precisa fazer é se dirigir até o Cais de Itacuruçá no continente.  Encontrar o Cais de Itacuruçá no Google Maps ou outros aplicativos de navegação com GPS é muito simples, isto porque o Cais de Itacuruçá fica bem no centrinho de Itacuruçá, na praçinha onde fica a Igreja de Nossa Senhora de Sant'Anna.  Confira a seguir um print do Google Maps com o Cais de Itacuruçá destacado.   Está destacada também a Praia de Itacuruçá no continente, muito próxima desse cais.

Quanto custa a travessia de barco até a Praia Grande da Ilha de Itacuruçá?

Em Janeiro de 2023, o preço da travessia de táxi-boat (barco táxi) por pessoa estava em R$ 15,00 para ir, e outros R$ 15,00 para voltar. Se quiser saber mais preços de passeios de barco em Itacuruçá, confira o artigo Melhores Praias da Ilha de Itacuruçá RJ que apresenta mais valores de passeios de barco para outras praias da ilha.

Assim que você chegar até a Praia Grande da Ilha de Itacuruçá, estando na praia e de frente para o mar,  primeiramente, recomendo caminhar para a sua direita e ir até o Cantinho da Bia Praia Grande, pois de lá você pode tirar belas fotos dessa praia.  Confira no video #shorts a seguir feito deste local da Praia Grande no dia 01/01/2023.

Praia Grande da Ilha de Itacuruçá RJ #shorts

Na Praia Grande da Ilha de Itacuruçá está a melhor infraestrutura da ilha, ela conta com quiosques, pousadas e restaurantes, e é nessa praia da ilha que a maioria dos turistas acabam passando a maior parte do dia.  Deste ponto, você pode iniciar sua trilha, você seguirá pela Praia Grande em direção ao Mirante da Prainha conforme o mapa, é bem fácil, recomendo também perguntar ao pessoal na praia, caso necessário, pergunte aos barqueiros e aos trabalhadores dos quiosques qual é a direção da Prainha da Ilha, mas é bem fácil.

Depois de andar alguns minutos, você chegará neste local com muita vegetação bem próximo de umas pedras enormes, o local é conhecido como Pedra da Baleia.  Deste local, você consegue tirar fotos de dentro da mata para a praia, estilo moldura, confira no video.

Andando um pouco mais pela praia, você chegará até a entrada do Restaurante Bela Vista Fazenda,  entrando por ele, você verá uma das melhores praias da Ilha de Itacuruçá, que é a Prainha da Pedra, com águas cristalinas, calminhas, com muita sombra em volta, ideal para um picnic e para passar o dia relaxando.  Confira no video a seguir:

Prainha da Pedra da Ilha de Itacuruçá RJ #shorts

Caso tenha dúvidas, se informe com os locais sobre a trilha, mas o caminho não é difícil.  Andando um pouco mais você chegará numa construção antiga, que possui essa placa:

Á sua esquerda estará a Prainha da Ilha de Itacuruçá e seguindo em frente estará a Ponta da Viola.  Confira na sequência um video da Ponta da Viola e depois um outro video da Prainha da Ilha.

Ponta da Viola da Ilha de Itacuruçá RJ #shorts

Na Ponta da Viola, nos impressiona a coloração esverdeada da água, caso você chegue de barco até a Prainha, certamente uma foto nessa chegada pela Ponta da Viola será bem interessante, pois a cor da água é linda demais.

A seguir, confira um video da Prainha da Ilha, o local é super paradisíaco, não possui quiosques, apenas alguns vendedores ambulantes que passam por lá vendendo alguns lanches e picolés.  Então, caso vá visitar a Prainha da Ilha de Itacuruçá, se organize para levar sua comida e não se esqueça, é claro, de trazer seu lixo de volta. ;)

Prainha da Ilha de Itacuruçá RJ #shorts

Estando na Prainha da Ilha de Itacuruçá, estique as pernas até o Mirante da Prainha.  Para chegar até ele, quando estiver na praia e de frente para o mar, o mirante estará à sua esquerda, você terá que ir até o final da praia e subir uma escadaria, não vi uma placa sinalizando, portanto é recomendável que você se informe no local, pois fui informado do caminho ali mesmo.

Terminando as escadas, começa uma trilha, basta seguir por ela, quando fui, um domingo, então havia um fluxo de pessoas indo e vindo e foi fácil me informar, basta se informar que você chegará.   Priorize sempre fazer as trilhas em grupos de mais pessoas. A vista lá de cima compensa o esforço, confira a seguir um video do Mirante da Prainha.  Note que dele você consegue ver a Prainha, a Praia Grande ao fundo,  com tudo aquilo que você andou até aí ;)  E dá pra ver o continente também.

Mirante da Prainha da Ilha de Itacuruçá RJ #shorts

Chegamos ao nosso destino final, essa trilha na Ilha de Itacuruçá é bem levinha e muito gostosa de fazer, porque você vai curtindo várias praias sem pressa.  Se quiser saber mais sobre Itacuruçá com preços, dicas de hospedagem, e de alimentação, confira o artigo a seguir: