Do agito à tranquilidade, as praias cariocas proporcionam opções variadas para atender a todos os perfis de turistas. Na Zona Sul da cidade, estão as praias mais efervescentes, com farta opção de quiosques, calçadões, restaurantes, hotéis, música ao vivo, e com todo aquele agito típico da Cidade Maravilhosa. Nas partes mais distantes da Zona Oeste, o tom é mais paradisiaco, as praias de Grumari, Prainha e as Praias Selvagens, oferecem uma opção aos turistas que buscam mais contato com a natureza. Além disso, são praias com belas ondas apropriadas para o surf. Nessa região, não existem prédios a beira-mar, algumas praias mais afastadas nem possuem quiosques, apenas a biodiversidade intocada.
As Praias Selvagens são um refúgio paradisíaco na Cidade Maravilhosa, nem parece que estamos dentro da segunda maior cidade do Brasil. Se você é um amante de turismo de aventura, e nem consegue dormir na noite que antecede uma trilha, então você precisa conhecer essa região da cidade. Na região de Grumari e Barra de Guaratiba, há muitas trilhas conhecidas, como a Pedra do Telégrafo. Além disso, também possui vários locais para a prática de rapel, como a Pedra da Tartaruga na Praia do Perigoso.
A foto acima foi tirada na Praia do Perigoso, essa é a bela recompensa após uma hora de trilha desde Barra de Guaratiba. Essa é uma daquelas praias paradisíacas que nos faz pensar, estamos mesmo dentro da cidade do Rio de Janeiro?
Já a formação rochosa a frente é a Pedra da Tartaruga, com cerca de 100 metros de altitude, ela nos proporciona um visual incrível para as Praias Selvagens. Uma vez estando na Praia do Perigoso, você pode subir até ela com uma caminhada de cerca de 15 minutos. Confira no video a seguir o lindo visual dessas praias feito do topo da Pedra da Tartaruga.
Na paisagem, a praia que você vê no início do vídeo, logo em frente, é a Praia do Perigoso, na sequência: Praia do Meio, Praia Funda, Praia do Inferno e, no final, a Praia de Grumari. É um mirante imperdível da Trilha Transcarioca, trecho 01: Barra de Guaratiba x Grumari. A cor das águas das Praias Selvagens, as formações rochosas e a floresta nativa, conferem um tom paradisíaco a essa parte da Cidade Maravilhosa. Um refúgio perfeito para o turismo de aventura.
Como chegar até a Praia do Perigoso?
Uma das formas mais utilizadas para se visitar a Praia do Perigoso, é por meio da trilha que se inicia em Barra de Guaratiba. É um destino turístico com excelente custo-benefício, para turistas que estão em busca de opções de viagens baratas. Em um artigo anterior, compartilhamos dicas de como chegar até Barra de Guaratiba, aproveite e confira.
A seguir, confira o Google Maps dessa região com destaque para a Praia do Perigoso, com ele você pode explorar um pouco mais essa região.
Iniciei essa trilha no final da Praia da Barra de Guaratiba, próximo da Praia do Canto. De manhã cedo, a trilha já tinha um certo movimento de pessoas. Estacionei por volta das 07h00 e logo depois iniciei a caminhada. A distância da Praia da Barra de Guaratiba até a Praia do Perigoso foi de aproximadamente 2,5 km, com uns 50 minutos de caminhada, parando para fazer fotos. No aplicativo Wikiloc, você poderá consultar várias trilhas já realizadas desde Barra de Guaratiba até a Praia do Perigoso para te ajudar nesse trajeto. Particularmente, dei uma olhada antes no mapa e fui por conta própria, seguindo as placas.
Confira na sequência algumas informações geradas pelo aplicativo Wikiloc nessa trilha: distância: 2,49 km; desnível positivo: 52m; desnível negativo: 53m; dificuldade: Moderado; tempo em movimento: 41 min.
Esses dados são referentes apenas ao trajeto de ida, então, para saber a distância de ida e volta, basta dobrar o valor, ou seja, uma distância total de cerca de 5 km.
A depender de sua experiência com trilhas, pode ser uma boa prática juntar um grupo maior e contratar um guia. A trilha até a Praia do Perigoso não possui grandes dificuldades, boa parte dela é feita por dentro da mata. Além disso, é preciso ter atenção em alguns trechos mais íngremes e com pedras, porém nada que requeira escaladas ou grandes habilidades. Não se esqueça de levar bastante água e comida e adotar medidas preventivas em trilhas.
Essa trilha faz parte do trecho 01: Barra de Guaratiba x Grumari da Trilha Transcarioca, aproveite e confira mais informações na página a seguir:
https://trilhatranscarioca.com.br/barra-de-guaratiba-x-grumari/
Ao longo do trajeto, você encontrará placas da Trilha Transcarioca com mais informações.
Quanto custa visitar a Praia do Perigoso?
Esse é um tipo de viagem barata, pois é um destino de entrada gratuita, onde os custos praticamente são aqueles relacionados ao deslocamento até o local e os custos com bebida e alimentação. No artigo sobre a Praia da Barra de Guaratiba, apresentamos preços de diárias de estacionamento para carros nessa região e informações sobre ônibus que se destinam a Barra de Guaratiba. Uma vez que você já está na Praia de Barra de Guaratiba, a trilha até a Praia do Perigoso é gratuita.
Em um sábado de dezembro de 2023, próximo do início da alta temporada na região, havia serviços de táxi boat desde Barra de Guaratiba até a Praia do Perigoso por R$ 40,00 ida e R$ 40,00 volta. Pode ser uma excelente opção para aqueles que não podem fazer a trilha. É importante confirmar se essa oferta estará disponível em períodos de baixa temporada e fora de finais de semana. Além disso, este era o preço cobrado naquela época e que pode estar diferente no futuro.
Onde se hospedar e comer nos arredores da Praia do Perigoso?
Em serviços como Booking e Airbnb você encontrará muitas opções de hospedagem para diferentes gostos e orçamentos em Barra de Guaratiba, já na Praia do Perigoso não existem opções de hospedagem. Atenção, em dezembro de 2023, na Praia do Perigoso havia algumas tendas na praia para venda de comida e bebida. Por ser uma região remota, é uma boa prática levar seu alimento de casa para garantir.
Confira a seguir videos da Praia do Perigoso para conhecê-la um pouco mais. Certamente você irá se apaixonar pelo ar paradisíaco dessa praia.
Video da Praia do Perigoso RJ
Quando visitar a Praia do Perigoso, organize-se para trazer seu lixo de volta e contribuir com a preservação desse paraíso escondido na cidade do Rio de Janeiro.
Algumas dicas de segurança em trilhas
- Alimente-se bem;
- Beba bastante líquido;
- Fique ligado nas condições climáticas;
- Use calçado apropriado;
- Faça a trilha em grupos com mais pessoas;
- Dê preferência a dias com mais movimento como sábados, domingos e feriados;
- Traga seu lixo de volta;
- Preserve a natureza.
Se gostou do nosso conteúdo, considere se inscrever em nossos canais de videos curtos do Youtube e do TikTok. Basta entrar pelos links a seguir, ou buscar nessas plataformas por @praiaeviagem.
Outras opções turísticas perto da Praia do Perigoso?
Uma vez que você completou a trilha que parte de Barra de Guaratiba até a Praia do Perigoso, então aproveite para subir até a Pedra da Tartaruga. Essa pedra fica em frente a Praia do Perigoso, e o ponto da subida até ela fica próximo da Praia das Conchas, se informe na praia, mas não será difícil encontrar o ponto de início da trilha.
A Pedra da Tartaruga é uma elevação rochosa com aproximadamente 100 metros, que nos proporciona uma vista de tirar o fôlego das Praias Selvagens do RJ. É um local com um cenário perfeito para a prática de rapel. Do topo da Pedra da Tartaruga, você terá uma paisagem impressionante a sua frente com belas montanhas, mata nativa e praias desertas. Um ponto de visitação valioso para amantes do turismo de aventura.
O melhor de tudo, depois de fazer esse exercício, você terá uma praia paradisíaca lá embaixo te esperando para repor as energias. No artigo a seguir, você pode conhecê-la um pouco mais.
Uma boa viagem e até o próximo.
0 Comentários