O Forte de São Mateus é uma das atrações turísticas mais procuradas na cidade de Cabo Frio, que fica na Região dos Lagos, no interior do Estado Rio de Janeiro.  Erguido em 1620 para proteger a costa brasileira de ataques de piratas, está em uma posição estratégica para defender a entrada do mar para a Lagoa de Araruama.  Localizado na Praia do Forte, é uma das construções mais antigas da Região dos Lagos.  


O Forte de São Mateus é um destino turístico de elevado valor histórico que confere ainda mais beleza à Praia do Forte.  Note pelas fotos, que o Forte São Mateus é uma construção bem antiga, com caminhos de pedra e localizada bem de frente para a Praia do Forte de Cabo Frio, o que proporciona belas fotos com um mix entre a paisagem moderna da praia e a paisagem histórica da fortaleza.  Para turistas que gostam de  visitar prédios históricos de arquitetura colonial, certamente irão gostar de conhecer o Forte de São Mateus, que torna a Praia do Forte uma das praias mais bonitas de Cabo Frio. 


Note que o Forte de São Mateus fica numa elevação superior a da Praia do Forte, o que nos permite tirar fotos panorâmicas da Praia do Forte de Cabo Frio.  O acesso até o portão de entrada para o Forte é por estrada de pedra, o que torna o local ainda mais interessante.  


Nessa parte da Praia do Forte, mais próxima ao Forte São Mateus, o mar praticamente não tem ondas, neste ponto são formadas piscinas naturais.  É uma parte da praia repleta de quiosques e restaurantes e que costuma ser bastante frequentada por famílias com crianças.

Como chegar até o Forte de São Mateus de Cabo Frio?


Chegar até o Forte de São Mateus é bem tranquilo, isto porque ele está numa região central de Cabo Frio.  Uma vez estando na Praia do Forte, você já avistará o Forte de São Mateus, que fica ao final da praia em uma pequena ilha de pedra, com uma elevação um pouco maior que a da praia.

Utilizando aplicativos de GPS como Waze e Google Maps não será difícil encontrar a localização da Praia do Forte e do Forte de São Mateus.  Nos arredores da praia, geralmente é possível estacionar seu carro. Em dias muito lotados, como no carnaval, dependendo da hora talvez você não encontre vaga, mas nos arredores há muitos estacionamentos.  Confira a seguir o mapa com a localização do Google Maps com destaque para a localização da Praia do Forte de Cabo Frio.


"O Forte de São Mateus é Patrimônio Histórico Nacional. Foi erguido para proteger a costa dos ataques dos franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região em razão da imensa quantidade de Pau-Brasil que existia por aqui em meados do século XVII."
Fonte: https://cabofrio.rj.gov.br/forte-sao-mateus-bate-recorde-de-visitacao/
Acesso em 21/02/2023 às 11h05.

Confira a seguir videos #shorts do Forte de São Mateus no domingo de Carnaval 2023.


Videos do Forte de São Mateus - Cabo Frio - RJ



Se gostou do conteúdo, considere visitar e se inscrever em nosso canal do Youtube para mais videos e conteúdos como este.  

Aproveite e confira também fotos da Praia do Forte de Cabo Frio lotada durante o carnaval 2023.