Se você gosta trilhas, então confira a seguir a dica de um lugar muito interessante: é o Parque Municipal da Pedra do Urubu em Mangaratiba.  Ele fica posicionado numa região central de Mangaratiba, possui mirantes com elevações que superam os 200 metros e nos permitem tirar fotos panorâmicas das praias da cidade de Mangaratiba.  Dele você consegue avistar a estação de barcas que liga Mangaratiba até a Vila do Abraão, na querida Ilha Grande.

Foto do Centro de Mangaratiba

Como chegar até o Parque Municipal da Pedra do Urubu em Mangaratiba?

A seguir, vou relatar como fiz para chegar até a Pedra do Urubu.  Primeiramente, fui informado no centro histórico de Mangaratiba que o início da trilha seria próximo da RJ 014.  Não foi difícil encontrar vaga na RJ 014,  próximo do início da trilha para a Pedra do Urubu.  A rua que você precisa entrar é a Rua Junqueira, essa rua alcança a RJ 014 na altura dos comércios "Rede El Shadai Hortifruti" e "Mercado Bom Dia", quando avistá-los , você pode descer por ela, se necessário informe-se com os comerciantes e moradores neste ponto.

Atenção, pois a subida para o morro do urubu estará a sua direita, descendo pela Rua Junqueira, primeiramente você verá a sua esquerda uma quadra de esportes, daí a sua direita estará a subida para o morro.  Se informe com os moradores ou comerciantes caso tenha alguma dificuldade, pois infelizmente não identifiquei placas no início da trilha, isso seria bastante útil.  A seguir, você pode conferir um mapa da localização do Parque Municipal da Pedra do Urubu e também da Rua Junqueira.

Nesse dia, infelizmente o tempo fechou, e por precaução encerrei o passeio quando eu estava num local sinalizado como Casinha do Urubu, é uma construção de alvenaria já bastante desgastada, dela você tem uma vista privilegiada tanto para o Centro de Mangaratiba, quanto para a Praia de Ibicuí.  Neste local a altitude já marcava 204 metros, o que nos proporciona belas imagens.  Mas vi que ainda seria possível seguir um pouco mais, fica para uma próxima visita.  Entretanto, até este ponto você já terá lindas paisagens.  Confira a seguir uma vista completa da Praia de Ibicuí feita da trilha.

Dica adicional:  neste dia, por conta do tempo que fechou, optei por descer e ir até a Praia de Ibicuí, é uma boa caminhada, entretanto, se você está acostumado com trilhas, conseguirá tranquilamente manter seu carro estacionado pela RJ 014, e ir andando até a Praia de Ibicuí, essa, bem fácil de encontrar no Google Maps.

Quando fizer essa trilha, faça em grupos e utilize sapatos apropriados, a trilha possui trechos íngrimes e devido as chuvas recentes (março de 2023) o mato estava bem alto, o chão tem muitas pedras e isso aumenta bastante os riscos de acidentes.  Fique ligado nas pisadas, leve água e alimentos, dentre outras precauções.  A seguir, você pode conferir um video com uma vista panorâmica do Cais de Mangaratiba.  De lá partem as barcas para a Vila do Abraão na Ilha Grande.

Mangaratiba vista do Morro do Urubu

Quando fizer a trilha, por favor, organize-se para trazer seu lixo de volta e contribuir para a preservação do meio ambiente, não se esqueça de tomar todas as medidas de segurança necessárias.  Se gostou do conteúdo, considere visitar e se inscrever em nosso canal do Youtube para mais videos e conteúdos como este.

Se você gosta de fazer trilhas, bem perto desse local você pode fazer uma trilha na Ilha de Itacuruçá, saiba mais no artigo: